quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ANTIGUIDADE OCIDENTAL - ROMA

História da Antiguidade Ocidental

Notas de aula do Carlos Eduardo

O exército romano era formado pelas centúrias (grupos de cem) mas nem sempre obedecia este número, era composto de patricios e pebleus, e muito organizado. Dividido em enfantaria e cavalaria, o exercíto a partir de meados da república era formado por classes, a 1º classe é formada por patrícios e pebleus ricos, eram os propretários de cavalos e tinhamn todo o equipamento de guerra (escudo, elmo, lança, coraça do peito etc) na 2º classe o indivíduo só tinha a lança o dardo e a espada. Na 3º classe o dardo e a espada. Na 4º classe o sujeito só tinha a lança e o dardo. Na 5º classe a funda (estilingue) e também tinha o músico. O último grupo e o sentinela o mensageiro que não pertencia a nenhuma classe. A convocação era obrigatória dos 18 aos 46 anos no caso de deserção eram condenados a morte , geralmente tinham a cabeça arrancada.

A situação se agrava tanto que os pebleus que perderam tudo com a chegada dos escravos começam a realizar saques, estupros e roubos aos patrícios, os plebeus começam a se recusar a ir ao exercito, com a gravidade da situação e já que as magistraturas não estavam resolvendo a suituação da república, que era na verdade a insatisfação da plebe foi criado os triunviratos, (que seria o governo de três). Os três primeiros foram Julio Cesar, Pompeu e Crasso, o primeiro triunvirato da república foi de 60 a 44 a.C. era dividido por áreas conquistadas. Pompeu ficou com a HISPÂNIA (península Ibérica) Julio Cesar ficou responsável pela Gália (França atual) Crasso, ficou com a Ásia e a África, Julio Cesar foi um triunvirato muito expoente na república, nunca foi imperador, mas seu nome virou sinônimo, ele dominou quase toda a Gália sozinho. O trinvirato nem sempre foi harmonioso, a república valorizava muito os generais, eles eram homenagiados de duas formas a ovação – ele caminha pela periferia de Roma, e o triunfo – é a homenagem aos generais que tiveram grandes vitórias, ele entra na cidade junto com parte de sua tropa e vai até a parte sagrada da cidade nos templos com parte do seu espólio de guerra e alguns prisioneiros, ele vem vestido de púrpura e na mão traz um cedro de marfim, na mesma posição de júpiter o deus dos deuses romano, este general vitorioso recebe o título de imperator.

Não bastando todo desentendimento entre eles, Julio Cesar se apaixona por Cleópatra 7ª, que era da áera de Crasso, que não gostou, mas Crasso morre em uma guerra, com isso Julio Cesar não vai sair do Egito, sem voltar para Roma, Pompeu aproveita essa situação e se proclama cônsul vitalício, Julio Cesar não gostou e volta para Roma para matar Pompeu, mas a história conta que Pompeu morreu no Egito, com isso Julio Cesar volta para Roma e se proclama governador vitalício, o senado então percebendo que tinha dois governadores querendo governar sozinho, manda chamar Julio Cesar e o mata no senado é o fim do 1º triunvirato.

Posteriormente foi formando o 2º triunvirato, seu período foi de 40 a 31 a.C. durante os quatros anos do fim do 1º triunvirato para o início do 2º ocorreu um caos completo em Roma, o 2º triunvirato foi formado por Marco Antonio, Lépido e Otávio. Marco Antonio que era cônsul fica com o oriente, parte do Egito (África) e parte da Gália, Otavio que era general ficou com a península Itálica, e o Lépito que tambem era general ficou com a África e uma parte pequena da Gália.

Marco Antonio se envolve com Cleópatra, a mesma de Julio Cesar, com isso vai ser criada uma nova briga, mas entre Marco Antonio e Otávio. Os dois resolvem eliminar Lépido para dividir sua parte, Lépido percebe e foge para a Ásia, e a historia não tem ideia do seu fim. Mas isso não resolve o problema entre eles pelo contrário a coisa piora, Marco Antonio percebeu que Otávio queria o poder assim como ele. Otavio então avisa os romanos que Marco Antonio tinha um filho egípcio, o Cesarium, que na verdade era filho de Julio Cesar com Cleópatra, com isso Otavio insufla a população de Roma, que o autorizou a levar um exercito ao Egito, e matar Marco Antonio, e Cleópatra, o Otávio foi o grande vitorioso e implanta o império, já que ele já tinha o titulo de imperator. (Quanto a morte de Marco Antonio e Cleópatra existem varias versões não comprovadas historicamente que dizem que ele se matou junto com Cleópatra.