segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Auto Retrato de Edward Hooper



Edward Hooper nasceu em 22 de julho de 1882 no Estado de Nova York, e nessa mesma cidade ele foi aluno do professor Robert Henri, que encorajava seus alunos a desenvolverem uma arte que fizesse "um movimento no mundo", este professor foi uma grande influência para Hooper. Os estudantes de Henri, muitos dos quais desenvolveram-se artisitas importantes, tornaram-se conhecidos com a Escola de Ashcan de arte norte-americana.

Ao completar sua educação formal Hooper fez três viagens pela Europa para estudar a cena emergente da arte européia, mas diferente de muito dos seus contemporâneos que imitavam as experiências abstratas do cubismo, o idealismo dos pintores realistas ressonou com Hooper. Ele logo projetou os reflexos da influência realista.

Enquanto trabalhou por vários anos como artista comercial, Hooper continuou pintando. Em 1925 ele produziu casa ao lado da ferrovia.



Esse é um dos seus trabalhos clássicos que marcou sua maturidade artística. A obra é a primeira de uma série da cena totalmente urbana e rural de linhas finas e formas largas, feita com uma iluminação incomum para capturar a solidão que marca a sua obra. Ele trouxe seu tema das características comuns da vida norte-americana - estações de gasolina, hotéis, ferrovia, ou uma rua vazia.

Hooper continuou pintando na sua velhice, dividindo seu tempo entre Nova York e Truro em Massachusetts, ele morreu em 1967 no seu estúdio próximo ao Washington Square Park, na cidade de Nova York, sua esposa a pintora Josephine Nivision morreu dez anos depois, ela doou o seu trabalho para Whitney Museum Of America Art, outros trabalhos importantes de Hooper estão no Museus de Arte Moderna De Nova York, no The Des Moines Art Center e no Instituto de Arte de Chicago




FONTES
-------------------------------------------------------------------------------------------------
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Hopper
http://www.hopper.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário